Por que saber lidar com mudanças pode fazer toda a diferença na sua vida?
Conheça mais sobre nosso WorkShop Gestão de Mudanças e como ele pode não só preservar sua saúde mental mas também alavancar o seu crescimento pessoal e profissional
Toda mudança na vida do ser humano gera uma série de desconfortos e medos devido o nosso cérebro ser programado para, sempre que possível, nos manter na zona de conforto. Não saber lidar apropriadamente com esses sentimentos faz com que muitas pessoas joguem fora oportunidades preciosas de crescimento e, em situações mais extremas, comprometam significativamente sua saúde mental.
O WorkShop Gestão de Mudanças é destinado para qualquer pessoa que esteja passando por processos relevantes de mudança, seja ela uma mudança que escolheu fazer ou uma mudança que foi imposta no ambiente em que está inserido, podendo ser uma mudança relativamente simples e de rápida implementação ou mais complexa e demorada.
Quais são os principais objetivos do workshop?
- Proporcionar autoconhecimento profundo sobre suas emoções e padrões comportamentais diante das mudanças que acontecem na sua vida.
- Ter a clareza de o quê, por quê e como só você pode fazer diante de um processo de mudança para fazer desses momentos importantes alavancas para o seu crescimento.
- E depois de você entender como você pode lidar com as mudanças que acontecem e qual é o seu papel, o quê, por quê e como você deve agir enquanto líder para conduzir o seu time e a sua organização ao longo do processo de mudança.
Gestão de mudança organizacional
A realidade é que qualquer mudança que se busque implementar no ambiente de trabalho, seja ela de sistema, processos, estrutura organizacional ou dinâmica de trabalho, sempre implicam em última instância em alguma mudança comportamental para que de fato se chegue nos resultados esperados. E por mais que todos reconheçam o quão positivo são os objetivos da mudança proposta, certamente haverá algum tipo de resistência e dificuldades de adaptação.
Segundo as pesquisas realizadas pela PROSCI, tanto colaboradores em geral quanto as lideranças da organização podem em algum momento apresentar algum tipo de resistência. Dentre os principais motivos que levam os colaboradores a resistirem a uma mudança estão:
- Falta de consciência e clareza de porquê a mudança é necessária;
- Resistência à mudança específica;
- Saturação da mudança;
- Medo;
- Falta de apoio da gestão ou da liderança;
Já os principais motivos pelos quais os líderes resistem às mudanças tendem a ser um pouco diferentes. São eles::
- Cultura organizacional;
- Falta de consciência e conhecimento sobre a mudança;
- Falta de adesão;
- Desalinhamento dos objetivos do projeto e incentivos pessoais;
- Falta de confiança na sua própria capacidade de gerenciar o lado humano da mudança.
O fato é que a resistência só pode ser superada quando os benefícios percebidos em decorrência da mudança são maiores que os esforços necessários para capturá-los. Para isso é fundamental termos clareza de quais são as informações que precisamos e como podemos obtê-las para tomarmos as decisões que precisamos. Na prática, muitas pessoas acabam sofrendo e resistindo muito mais do que o necessário por delegar aos outros aquilo que somente eles são capazes de fazer por elas mesmas diante das mudanças que estão vivendo.
Resultados comprovados
O nosso Workshop Gestão de Mudanças já foi ministrado para mais de 1.000 profissionais. Foram mais de 300 horas de capacitação, totalizando mais de 45 turmas, com média de satisfação acima de 96%, o que comprova a sua alta eficácia.
Que tal começar 2022 com grandes mudanças na sua vida profissional e pessoal? Estamos te esperando para nossa próxima turma, faça sua pré-inscrição através do link: https://mailchi.mp/740e345cdeec/gestao-de-mudanca.